Configurar o Eclipse para o NS-3

Olá a todos,

O ns-3 é um dos simuladores de redes mais utilizados para simulação de protocolos de redes de computadores, seja testar um ou mais protocolos existentes ou validar a proposta de um novo protocolo de uma rede (p. ex., roteamento em uma rede sem fio). Com o objetivo de facilitar a vida do programador, este pequeno tutorial ensina uma das maneiras (pouco diferentes das encontradas no wiki do ns-3) de configurar o ambiente de desenvolvimento Eclipse para o ns-3.

Considerando que vc já tenha baixado alguma versão do ns-3 (a versão deste tutorial é ns-3-dev), os seguintes passos deverão ser feitos:

Primeiro, você deve criar um novo projeto C++ do tipo com Makefile de código existente (Makefile Project with Existing Code). Coloque um nome para o seu projeto (no meu caso, airton-ns-3-dev). Não esqueça de selecionar as ferramentas necessárias para compilação.

Segundo, a seguinte tela deverá aparecer no seu Eclipse com o ícone do projeto marcado em vermelho um “x”, indicando que há erros:

Este erro é normal e pode ser tratado sem muitos problemas. O que acontece, é que não existe o Makefile no ns-3. Então como as vão funcionar? O ns-3 possui um arquivo chamado waf (script escrito em Python para automatizar a compilação e execução do código de simulação).

Terceiro passo, será configurar o waf (localizado no diretório airton-ns-3-dev) no Eclipse. Você deve colocar o caminho para o waf no lugar de make, como ilustra a figura logo abaixo:

Após o terceiro passo, seu Eclipse deverá estar configurado adequadamente. Para saber se está configurado ou não, basta ver se o “x” de vermelho desapareceu ou verificar se os includes dp ns-3 no código está funcionando. Ou mesmo, tente construir o projeto (build project)..

fim 🙂

Advertisements

6 thoughts on “Configurar o Eclipse para o NS-3

  1. Muito bom o post.. estou começando a utilizar o ns3!
    Vou baixar o eclipse para ver se ajuda na implementação.
    Você tem expericencia com o ns3?

    • Agradeço seu comentário! 🙂
      Você vai ver que o ns-3 é uma versão totalmente melhorada do ns-2..
      por estar bem modulado.. tenho algumas experiências com o ns-3
      com redes sem fio. Aconselho a você começar pelo manual do ns-3
      ao invés do tutorial..
      flw

  2. Olá Airton,

    Tentei seguir o seu tutorial, mas acho que devo estar fazendo algo errado.
    Comecei a usar o ns-3 há algum tempo, mas não tenho experiência com o Linux, consegui fazer a primeira parte, mas no meu projeto não dava a mensagem de erro.

    Além disso, não consigo salvar o projeto, ela não aparece no workspace que eu criei.

    Agradeço qualquer ajuda.

    Att,

    Larissa.

    • Oi Larissa,

      Primeiramente obrigado pelo seu post.

      Você baixou o ns-3-dev?? Em caso positivo, vc deve inclui-lo no diretório workspace do seu ns-3 (ex., /home/airton/workspace/ns-3-dev). Em seguida, abrir o Eclipse e criar um novo projeto, aqui vc deve selecionar o o diretório do ns-3-dev que vc colocou no workspace.

      Quanto ao erro, é comum que apareça, pois o Eclipse tenta procurar pelo arquivo Makefile, no entanto ele não encontra, pois não existe este arquivo dentro do ns-3-dev.

      O ns3 utiliza um outro arquivo para compilação do projeto que é o waf. Você deve selecionar este arquivo como segue no tutorial.

      Se vc é iniciante no Linux, não se preocupe, todos passam por essa dificuldade alguma vez 😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s