Wifi solucionado com a ajuda do rfkill

Olá pessoal,

Alguém já teve ou está tendo problemas com o seu wifi que não funciona? Já levantou todos os módulos do kernel e nada? Bem…, já passei por esse problema com meu notebook HP série Pavillion DV4. Até antes de conseguir fazer funcionar, logicamente não estava conseguindo entender o que estava acontecendo e… até achei que fosse problema de hardware mesmo, mas não era (ainda bem).

Descrevendo brevemente o problema que estava tendo, é o seguinte: O sistema operacional é o Fedora 13 e a conexão pela porta Ethernet sempre funcionou numa boa, no entanto, pela interface wifi a coisa era diferente. Depois de instalar o driver da Broadcom compatível com a aquitetura do processador (para o meu caso, 64 bit) , meu notebook conseguia detectar uma rede sem fio, por meio do comando iwlist eth1 scan, no entanto, o NetworkManager sempre acusava a interface wifi com o statuswireless is disconnected by hardware switch“. Então a solução encontrada para esse problema em particular foi o seguinte:

Primeiramente, com o comando rfkill list é possível ver o que está bloqueado. A idéia por tráz da solução é simples, desbloquear tudo que aparece como bloqueado na saída dada pelo comando. Isso é feito da seuinte maneira:

rfkill unblock all

Listando novamente para ver se todos os componentes estão desbloqueados, e se realmente estiverem, perfeito, a interface wifi já está funcionando. Contudo, no meu caso aconteceu o seguinte, mesmo após ter executado o comando para desbloquear tudo, ainda assim, aparecia o hardware bloqueado. Minha solução foi:

rmmod -f hp-wmi

Depois disso, ao listar novamente, todos os componentes haviam sido desbloqueados. Em resumo, o que estava realmente impossibilitando de utilizar a interface wifi era o módulo do kernel hp-wmi.

Saída do comando rfkill list.

1: phy0: Wireless LAN
    Soft blocked: no
    Hard blocked: no
You have new mail in /var/spool/mail/root

Isso indica que está tudo desbloqueado. Para finalizar, o seguinte arquivo foi editado /var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state para ficar assim:

NetworkingEnabled=true
WirelessEnabled=true
WWANEnabled=true

Agora o NetworManager detecta as interfaces e coloca o status ‘disconnected’ (por exemplo, no caso de estiver sem ponto de acesso perto)
ao invés de ‘wireless is disabled by hardware swicth’, o que acontecia antes.

Uma vez conectado em alguma rede wifi, fica assim:

Ah, é claro, não esqueçam de levantar a interface wifi depois de todos os passos. No meu caso é a interface eth1, então fica assim:

ifconfig eth1 up
dhclient eth1

Então, a interface vai pegar um IP por DHCP. Também é possível atribuir um IP estático na maioria das redes. Um esquema para automatizar
o trabalho de configurar um IP estático, pode ser realizado editando o arquivo /etc/rc.local que carregará a configuração em tempo de
inicialização do sistema.

iwconfig wlan1 channel <seu canal>
iwconfig wlan1 essid <seu essid>
iwconfig wlan0 ap <endereço MAC do seu AP>

Pronto. Tudo isso foi a minha solução para o problema de configurar uma interface wifi que inicialmente não vem habilitado para usá-lo. Não sei explicar, mas esse tipo de problema não acontece com todos da série DV4 dos notebooks da HP.

Espero que este mini-tutorial sirva de ajuda para alguém com problemas iguais ou semelhantes.
Até a próxima.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s